Home / LABORATÓRIO REGIONAL
HISTÓRICO
Laboratório realiza atualmente cerca de 500 mil exames anuais e atende toda a região do Vale do Ribeira
História
O Laboratório Regional foi criado pela Resolução SS-407076 de 18/05/77 como Laboratório I da Divisão dos Laboratórios Regionais do Instituto Adolfo Lutz. Localizado na cidade de Registro/SP, o Laboratório Regional iniciou suas atividades instaladas em duas salas, no Centro de Saúde II de Registro, atendendo aos exames laboratoriais de interesse da saúde pública da região e realizando exames de patologia clínica gerada nos Centros de Saúde dos municípios de Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Sete Barras, Cananéia, Pariquera-Açu,Iguape, Jacupiranga, Eldorado, Ribeira, Iporanga, Apiaí e Barra do Turvo.
Com a sua implantação gradativa, o laboratório passou a funcionar em casa alugada, com aproximadamente 160 metros quadrados. na Rua Florianópolis n° 44, tendo suas instalações adaptadas para as atividades que executava. No início, o laboratório realizava em média 9.000 exames/ano e em 1983 realizou cerca de 70.000 exames/ano. Com o aumento crescente da demanda dos exames de patologia clínica, as instalações físicas tornaram-se inadequadas. Em dezembro de 1985, a Prefeitura de Registro doou um terreno, localizado na rua Guanabara, com 1.602.876 metros quadrados, para o Governo do Estado de São Paulo construir o prédio do Laboratório I de Registro-Instituto Adolfo Lutz, que foi inaugurado em março de 1987.
Neste mesmo ano o laboratório realizou cerca de 90.000 exames/ano, na sua maioria exames básicos de análises clínicas, atendendo aos 12 municípios que faziam parte do DEVALE (responsável pela saúde regional): Barra do Turvo, Cananéia, Eldorado, Iguape, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras. Em 12 de julho de 1989, considerando a necessidade de reorganizar a rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz e consolidar a descentralização e a regionalização das ações de saúde, o Governo do Estado, através do Decreto n° 30.148, alterou a subordinação dos Laboratórios Regionais do Instituto Adolfo Lutz, passando o Laboratório I de Registro a subordinar-se ao Escritório Regional de Registro (Ersa 49).
Em 12 de julho de 1990, considerando a necessidade de fixação de profissionais na região e a ampliação do atendimento à população, a direção do Ersa-49 apresentou à Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do ofício n° 853, o projeto específico para transferir ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (CODIVAR) o gerenciamento do Laboratório Regional e do Ambulatório Regional de Especialidades. Esta transferência foi efetuada em 23 de julho de 1990 como repasse ao CODIVAR de recursos financeiros do convênio SUDS/SP, correspondente ao custeio das despesas com serviços prestados pelas duas unidades.
Nessa época, a região do SUDS-49 contava com serviços públicos municipais na área de laboratório em Miracatu, Iguape, Jacupiranga, Juquiá e Eldorado. Logo após foi estruturado o laboratório de Sete Barras. No período de 1991 a 1995 esse laboratório realizou em média 85.000 exames/ano, com a inclusão dos municípios de Cajati e Ilha Comprida, recém criados, e o retorno do município de Iporanga à Direção Regional de Saúde de Registro.Nesse período, mais de 50% dos exames eram provenientes do município de Registro.
A partir de 1995, a demanda de exames foi sempre crescente chegando a mais de 150.000 exames/ano em 2.000. Com a implantação do programa Estadual Pró-Àgua e da análise de ostras e palmito, o Laboratório Regional ampliou sua atuação na área de Vigilância à Saúde. Em 2013, há mais de 11 anos sob gerência do CONSAÚDE, o número de exames realizados nos seis (6) primeiros meses alcançou mais de 300 mil.
FINALIDADE
O Laboratório Regional - CONSAÙDE é parte integrante da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública através da Resolução SS-203 de 25 de março de 2003, e tem por finalidade:
I- contribuir para a promoção da saúde da população do Vale do Ribeira, através da produção de serviços na área de laboratório;
II- proceder e/ou viabilizar a realização dos exames de análises clínicas e os de interesse à saúde pública gerados nas unidades de saúde da região;
III- proceder e/ou viabilizar a realização das análises necessárias para a avaliação da qualidade dos produtos considerando os aspectos relevantes à saúde pública e defesa do consumidor;
IV- executar programas, projetos e atividades de Vigilância Epidemiológica e Sanitária;
V- implementar a operacionalização dos planos propostos pela coordenação da Rede de Laboratórios de Saúde Pública;
ATIVIDADES
O Laboratório Regional presta serviços aos municípios de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga , Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatú, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras e Tapiraí, realizando:
Os exames básicos e de média complexidade de análises clínicas, como os exames da rotina do pré-natal, dos programas de controle das diabetes, dos hipertensos, das anemias, etc.
Os exames que dão suporte às ações da Vigilância Epidemiológica no diagnóstico e controle da doenças como a tuberculose, a hanseníase, a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, as hepatites virais, as meningites bacterianas, as diarreias bacterianas, a esquistossomose, a leishmaniose tegumentar, etc.
Os exames de análises da Vigilância da Qualidade da água tratada do Programa Estadual “Pró-Água”, análises para a verificação do nível de contaminação de amostras de água não tratada(poços, minas), para pesquisa de fontes de infecção e análises das águas de cultivo de ostras.
EQUIPE DE PROFISSIONAIS
Diretora Técnica de Serviço: 01
Bioquímicos e Biologistas (nível superior): 07
Técnico de laboratório (nível médio): 16
Auxiliar de Laboratório (nível básico): 03
Chefe de Seção Administrativo: 01
Oficial Administrativo: 02
Atendente: 01
Auxiliar de Serviços Gerais: 04
Vigia: 02
CLIENTES
Usuários do SUS atendidos nas unidades de saúde dos municípios do Vale do Ribeira que fazem parte da DIR XVII - Registro e do município de Tapiraí.