NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DESTACA AÇÕES DE PREVENÇÃO DE QUEDAS NO HRLB

Hoje, 24 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, uma importante data para alertar sobre o risco de quedas, um grave problema de saúde pública que ocorre, principalmente, com idosos. Entre os principais objetivos do Núcleo de Segurança do Paciente do HRLB/CONSAÚDE (NSP), está a redução da ocorrência de de queda de pacientes e os danos causados por ela.
Este ano, tendo como meta a marca de zero quedas no Hospital, o NSP iniciou a aplicação da Escala de Morse, na qual é possível avaliar se um paciente tem risco baixo, moderado ou alto para queda por meio de critérios internos. Nos setores de maior risco, como unidades de retaguarda cirúrgica e centro cirúrgico, pacientes identificados com risco moderado ou alto recebem pulseiras laranjas, alertando visualmente a equipe de saúde para reforçar os cuidados necessários.
Em 2020, o Núcleo implantou o protocolo para reduzir o número de quedas de pacientes dentro da instituição. Quando acontece uma ocorrência, esta é notificada para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e um plano de ação para corrigir a raiz do problema é implantado imediatamente pela equipe.
Essas ações reforçam o nosso compromisso com um atendimento humanizado, eficaz e completo aos pacientes. Mais informações sobre o Núcleo de Segurança do Paciente podem ser conferidas em nosso site oficial, pelo link www.consaude.org.br/nsp.
Compartilhe